Como fazer decoupage em madeira

A decoupage em madeira é a mais famosa de todos. Com alguns recortes de papéis, e um pouco de criatividade, você mesmo consegue fazer um lindo trabalho para você ou ainda para vender para outras pessoas. veja a seguir como aplicar essa técnica na madeira.

Material a ser utilizado:

Pinceis Tamanhos Médios e Grandes

Caixa de Madeira Clara ou Tabuleiro

Tintas Acrílicas Fosca

Cola para decoupage em madeira

Guardanapo

Tesoura pequenina

Verniz Spray

Lixa fina para madeira

1- Lixar bem a peça e pintar a caixa após ser lixada, com a tinta acrílica. Utilize pincel de cerdas macias, ou um rolinho pequeno de espuma. Use o pincel pequeno para os cantinhos, assim o trabalho sairá perfeito.

2- Após a caixa estar com a tinta seca, iremos fazer a decoupage na tampa. Relativamente ao guardanapo, ele vem com duas folhas brancas no fundo, as quais deverão ser retiradas, se não tirar estraga o trabalho.

3- Para colar o guardanapo ou o papel de decoupage na caixa de madeira você deverá utilizar cola apropriada para a finalidade.. Há em lojas especializadas colas especificas para decoupage. Em algumas marcas você  encontrará várias opções, como a cola para decoupage em madeira sem brilho (mate), semi brilho (satinado) e com brilho. Também  devemos observar que há a cola para decoupage em madeira e  a cola para decoupage em vidro ou porcelana.

4- Para a colagem, deve se ter muito cuidado. Deve-se passar a cola no local onde será colado o guardanapo, e logo a seguir delicadamente ir colocando o guardanapo ou a imagem a ser utilizada. Este é o momento crucial para o trabalho sair perfeito, tenha cuidado para o guardanapo não enrugar, vá colando aos poucos e pressionando o guardanapo contra a caixa, levemente com as pontas dos dedos; para que o guardanapo não rasgue.Caso fique alguma bolhinha, você poderá com um plástico fino pressionar suavemente a bolhinha para que a mesma desapareça.Logo após este processo, aguarde a secagem da colagem e depois passe novamente sobre o guardanapo uma camada fina de cola para finalizar o trabalho.

5- Normalmente a tinta acrílica utilizada para estes trabalhos é fosca, portanto existem alguns vernizes de acabamento, inclusive em spray, que finalizam o trabalho lindamente. Pesquise nas lojas especializadas, marcas e preços.